www.flickr.com
|

quarta-feira, março 22, 2006

Luxo carioca versus luxo paulistano

Matéria publicada na coluna da Monica Bergamo, Folha (21 de março): ******** Luxo carioca versus luxo paulistano Os paulistanos que circulam pela rua Oscar Freire são um poço de antipatia, ao contrário dos compradores da avenida de luxo Garcia d'Avila, do Rio de Janeiro, bem mais amistosos. A conclusão é da pesquisa "Avenidas de Luxo -São Paulo e Rio de Janeiro", que será apresentada no evento "Extremos do Consumo", que a ESPM promove amanhã, no Rio. Pesquisadores "disfarçados" de clientes abordavam os pedestres com a pergunta "Onde fica o correio mais próximo?". Na rua de luxo paulistana (Diesel, Calvin Klein, Clube Chocolate), 40% responderam de forma "sorridente"; na do Rio (Louis Vuitton, Cartier, Amsterdam Sauer), a taxa de simpáticos chegou a 80%. E o atendimento? No Rio, as pessoas são mais bem recebidas na entrada das lojas; mas os vendedores paulistanos estão mais empenhados em permanecer simpáticos o tempo todo e concluir boas vendas. Ao entrar numa loja de alto luxo no Rio, o cliente ouviu "Bom dia!" de 91,7% dos vendedores, contra 85,7% dos de SP. Na despedida, o vendedor sinalizou um "tchau" em 57,1% dos casos no Rio; 50%, em São Paulo. Já em São Paulo, detectou a pesquisa, o vendedor é "muito sorridente e gentil" durante o atendimento. Quando precisaram fazer o cliente esperar, por exemplo, 40% pediram desculpas em SP; no Rio, 33,3%. Os vendedores da Oscar Freire também foram considerados mais "engajados": 77% fizeram "o possível para satisfazer as necessidades do cliente". Na carioca Garcia d'Ávila, 63%. ********** O blog pergunta: e daí??

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E daí que apesar das falhas, ainda temos um dos melhores atendimentos do mundo, considerando-se as francesas super esnobes e grossas e o falso como vai vc das americanas sorridentes.
E essa coisa de disputa entre SP e Rio já saiu de moda faz tempo. Hoje tudo funciona como moda Brasil, nada melhor não acha? PS gostei do Blog.Bjs Denise Morais

3/26/2006 11:55:00 AM  

Postar um comentário

<< Home